Foi disputada nesta quinta a edição 2024 da Copa União AUFM (dadinho, vidrilhas). A competição teve o apoio da Elétrica Dedê, Uba Inox e Virou Moda e foi vencida pelo Palmeiras de Lorenzo Machado.
Na 1ª Fase, o Fluminense de Gabriel Ballio, campeão carioca desse ano, passou com 100% de aproveitamento e parecia que ia confirmar o favoritismo e ficar com o título. O Santos de Fabrício Machado ficou em segundo, o Palmeiras em terceiro e o São Paulo de Sílvio Fonseca foi o último classificado.
Nas Semi-Finais, o Fluzão massacrou o Tricolor Paulista (6x1), enquanto o Santos, jogando pelo empate na Vila Belmiro, foi vencido pelo Palmeiras (1x0).
O Santos recuperou-se e bateu o São Paulo na decisão do terceiro lugar (3x1), garantindo seu lugar no podio.
Na grande final, o Fluminense, franco-favorito, no Maracanã e com a vantagem do empate, não conseguiu impedir a vitória palmeirense (2x1) que deu ao Verdão o seu primeiro título nacional na AUFM! Esse foi também o primeiro título oficial de Lorenzo na associação!
A Copa União é a "Copa da Liga" na AUFM, ou seja, a terceira competição nacional da entidade, junto com o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Ano passado, também marcou o primeiro título nacional de um clube na AUFM: o Avaí de Nick S Pastro foi o grande campeão.
O Palmeiras foi o último dos grandes clubes brasileiros a conquistar um título nacional na AUFM. O Palestra foi vice-campeão brasileiro em 1995, e terceiro em 1994, 1996 e 2016. Na Copa União o Verdão foi vice em 1996 e 2014. Foram 29 anos de espera mas a hora finalmente chegou!
Copa do Brasil
E falando na segunda mais importante competição brasileira, alguns jogos de ida da 1ª Fase foram disputados nesta quinta. O destaque ficou para o SoleCorp de Ralph Solera (campeão ubatubense de 2023), que enfrentou o poderoso São Paulo de Sílvio Fonseca, em Ubatuba, e obteve uma vitória heróica por 2x1, de modo que jogará pelo empate no Morumbi.
Mas não será fácil o jogo de volta para a Laranja Cibernética: nunca um clube de Ubatuba conseguiu passar de fase na Copa do Brasil AUFM. Afinal de contas, é complicado para um time amador encarar os grandes clubes do país!
Quem chegou mais próximo dessa façanha foi o próprio SoleCorp, que em 2013 só caiu nos pênaltis para o Atlético Mineiro de Léo Castro, após vencer em Ubatuba (3x2) e perder no Mineirão (2x3). Amigos do Jura de Fabinho Mendes (2014) e Sorieu de Gabriel Ballio (2015) também conseguiram vencer suas partidas em Ubatuba, mas acabaram eliminados por goleadas fora de casa.
0 Comentários