Ad Code

Responsive Advertisement

AUFM completa 28 anos!

 

Neste Sábado, 28 de Outubro, a AUFM completa 28 anos de existência! Fundada em 1995 por Cláudio Oliveira Jr [in memoriam], Luciano Caliani, Ralph Solera e Sílvio Fonseca, para oficializar as competições que eram disputadas desde o ano anterior, a associação passou a cuidar do futebol de botão em Ubatuba desde então.

(não confundir futebol de botão com o novo esporte "futmesa" jogado com bola de futebol)

A AUFM realizou torneios com a pastilha apenas, e a Regra Caiçara, até 2000. A partir de 2001, adotou a bolinha de feltro e a Regra 12 Toques (da Federação Paulista), modernizando-se sob as orientações de Edson Sírio.

Em 2005, botonistas da AUFM filiam-se pela primeira vez na Federação Paulista e passam a disputar eventos federados, fato que culmina em 2011 com o terceiro lugar de Srilis Éric Mourão no Campeonato Brasileiro Individual Sub20.


Em 2006, a AUFM organizou o primeiro torneio aberto do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Cone Leste paulista, evento que meses depois levou à fundação da Liga LitoVale (Liga do Litoral Norte e Vale do Paraíba de Futebol de Mesa), com Ralph Solera assumindo a presidência da entidade regional.

Em 2010, a equipe juvenil (Sub20) da AUFM, representando a LitoVale, conquista o Campeonato Paulista por equipes, depois de dois anos consecutivos ficando com o segundo lugar. Todos os integrantes da equipe são revelações da Escolinha de Futmesa que a AUFM mantinha em parceria com a Fundac (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba).

Em 2011, a associação trouxe de volta a pastilha e as duas modalidades passaram a coexistir em harmonia, com os eventos principais jogados na bolinha e os temáticos na pastilha (que em 2018 foi substituída pelo dadinho).

Em 2013 a AUFM abre uma subsede na residência de Fabinho Mendes, abrindo uma data semanal a mais de torneios, trazendo mais associados e realizando ainda mais eventos.

Por volta dessa época, André Rafael, associado nosso e maior vencedor da Palheta de Ouro, passa a fabricar botões da modalidade 12 Toques e em 2020 torna-se um dos três principais fabricantes do Brasil.

Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, a entidade paralisou as atividades, retornando no fim de 2022 e desde então luta para reativar todo o calendário que tinha antes.

Saiba mais da história da AUFM clicando aqui e visitando nosso site oficial, um dos mais completos da modalidade em todo o mundo, com todos os resultados de eventos realizados ao longo de nossa historia.



Exemplos de torneios realizados:









Sede de jogos:

Postar um comentário

0 Comentários