Ad Code

Responsive Advertisement

Liga dos Campeões e ligas Europa e Conferência AUFM 2025


Foram jogadas na quinta-feira, 26 de junho, as edições 2025 da Liga dos Campeões da Europa, Liga Europa e Liga Conferência da AUFM. As competições fazem parte da categoria temática da associação (dadinho/vidrilhas) e encerraram o 1º semestre de torneios, tendo como patrocinadores a Elétrica Dedê, Uba Inox e Virou Moda.


Na principal competição continental da AUFM (ao lado da Libertadores), o Manchester United de Gabriel Ballio defendeu o título de 2024 com sucesso e é o primeiro bicampeão da Champions desde o Ajax nas duas primeiras edições (2012 e 2013), sendo que esse "Manchester Wonderfulnited" conquistou o feito sem que a Liga dos Campeões esteja sendo jogada dentro do Super Mundial, como ocorreu na época do Ajax.


O bicampeonato dos Red Devils ratifica o lugar desse time no panteão dos maiores da História da AUFM (ao lado do Super Paulo de Ralph Solera e da Lenda Grega de Fabinho Mendes), mas, para muitos, já superou seus concorrentes e é o maior que a associação já viu. O Mundial no fim do ano pode por fim a estas dúvidas, caso o United fature o título mais uma vez...


A Champions 2025 foi a maior da História da AUFM, com 16 participantes, vários deles detentores de títulos em edições anteriores, e pela primeira vez o regulamento trouxe a 1ª Fase em formato de liga, assim como a UEFA passou a fazer nos campos.

Quem se classificou com a melhor campanha na 1ª Fase foi justamente o United, mas nas primeiras rodadas o Dinamo Kiev de Fabrício Machado e a Juventus de Daniel Valle chegaram a liderar. Classificaram-se ainda o Red Bull Salzburg de Edson Conti, o Chelsea de Lorenzo Machado, o Panathinaikos de Alexandre Augusto, o Zenit de Nick Schimanoff Pastro e o Fenerbahçe de Fabinho Mendes.


Alguns inicialmente favoritos, como o Atlético de Madrid de Augusto Ballio, o Porto de Rodrigo Lobo e, principalmente, o Bayern de Munique de Róbson Pinho (a grande decepção do torneio), acabaram ficando de fora dos play-offs.

Nas Quartas-de-Finais, o United goleou o Chelsea (4x1) e o Salzburg venceu o Fenerbahçe (2x1). O Zenit passou pelo Dinamo nos pênaltis (1x1 - 3x2), assim como a Juventus ante o Panathinaikos (1x1 - 2x1).


Nas semifinais, o Manchester novamente se impôs, goleando o Zenit (3x0), enquanto a Juventus passou pelo Salzburg em uma partida muito equilibrada (2x1).

Veio então a grande final, e os Red Devils de Gabriel novamente confirmaram a grande fase, aplicando um 4x1 na Juventus de Daniel, com um show do botão 7 de Manchester, Cristiano, que foi artilheiro e bola de ouro da competição, assim como no ano passado.



Aliás, o botão Cristiano anotou 17 gols, marca que se torna a maior da História de qualquer torneio continental da AUFM. O gajo é o favorito para ser o melhor do mundo novamente, assim como no ano passado.


Com o título, o Manchester United igualou Ajax, Milan e Barça como maior campeão europeu na AUFM, todos com 2 orelhudas na estante. Entre os botonistas, esse é o segundo título de Gabriel, o que o deixa no top3 de maiores campeões, atrás de Ralph Solera, com 3 taças e Daniel Valle com 4.



Liga Europa:


Na segunda competição europeia mais importante, disputada também em 26 de junho (assim como a Liga dos Campeões), e também com o apoio de Elétrica Dedê, Uba Inox e Virou Moda, o campeão foi o Bayer Leverkusen de Augusto Ballio, que bateu na grande final o Sporting de Rodrigo Lobo. A terceira colocação ficou com o Base de Róbson Pinho.

A Liga Europa foi disputada pelos botonistas eliminados na 1ª Fase da Champions, no já consagrado "Sistema AUFM de Torneios Escalonados" - SATE - que permite a todos os participantes do dia disputarem a mesma quantidade de partidas, mesmo sendo eliminados precocemente no torneio principal.

Após as eliminações do Fortuna Sittard de Matheus Fonseca, do Manchester City de Edu Macedo Jr, do PAOK de Arthur Fonseca e do Milan de Ednelson Prado, a Liga Europa viu o Bayer de Augusto vencer o Basel de Róbson nas semifinais por 7x5 no agregado, enquanto na outra chave o Sporting de Rodrigo passou pelo Real Madrid de Sílvio Fonseca nos pênaltis, após o empate em 3x3 no agregado.

Na grande decisão, o Leverkusen venceu por 2x0 e faturou a Liga Europa pela primeira vez na AUFM. Os maiores campeões são o Ajax e o Monaco, com dois títulos cada. Entre os botonistas, também foi o primeiro título de Augusto no torneio, e o maior campeão da competição é Fabinho Mendes com três títulos.



Liga Conferência:


Na terceira competição europeia da AUFM, disputada também em 26 de junho (assim como a Liga dos Campeões), e também com o apoio de Elétrica Dedê, Uba Inox e Virou Moda, o campeão foi o Galatasaray de Fabinho Mendes, que bateu o Hamburgo de Alexandre Augusto na final. A terceira posição ficou com a Sampdoria de Fabrício Machado.


As duas semifinais da Liga Conferência foram decididas nos pênaltis. Na chave de cima, o Galatasaray bateu a Sampdoria por 3x2 após um empate em 2x2 no tempo normal. Na chave de baixo, o Hamburgo passou pelo Valencia de Lorenzo Machado, também por 3x2, também após um 2x2 no tempo normal.

A decisão, enfatizando o equilíbrio do torneio, também foi nos pênaltis, com os turcos fabienses batendo os alemães alexandrinos por 2x0, após um 2x2 no tempo normal.

O Galatasaray (e Fabinho) é apenas o segundo a vencer a Conference, já que a única outra edição foi em 2014, quando José Marques com o Porto foi o campeão.

Postar um comentário

0 Comentários