Foram disputadas nesta quinta as versões AUFM dos campeonatos nacionais dos Estados Unidos e do Chile, com o apoio da Elétrica Dedê, Uba Inox e Virou Moda. As competições integram o calendário temático (dadinho/vidrilhas) da AUFM.
Na liga nacional estadunidense, a competição parecia começar bem para o Houston Dynamo de Fabrício Machado (o time laranja havia sido campeão no ano passado com Augusto Ballio), mas o Dallas FC de Gabriel Ballio virou o confronto entre ambos e depois não saiu mais da liderança, conquistando o título da Conferência Oeste e garantindo vaga na final da MLS. Destaque ainda para o Chivas USA de Ralph Solera que ficou na terceira posição nos lados do Pacífico.
Enquanto isso, no Leste, o New York City de Sílvio Fonseca largou na frente, vencendo inclusive o clássico contra o New York Red Bulls de José Marques. No final, no entanto, o líder e campeão da Conferência foi o Inter Miami de Lorenzo Machado e do botão La Pulguessi, eleito MPV da competição. Esse foi o primeiro título de conferência do time rosa de Miami.
Na final, o Dallas venceu por 4x1 no agregado, com Gabriel acabando com o tabú recente de perder decisões para Lorenzo, e garantindo o título texano (o primeiro deles na liga americana).
O maior campeão dos EUA na AUFM é o Los Angeles Galaxy, com 5 troféus. O NY Red Bulls aparece em segundo com 3.
Campeonato Chileno:
Em paralelo à MLS, tivemos ainda nesta quinta a disputa do Campeonato Chileno AUFM 2025, também apoiado por Elétrica Dedê, Uba Inox e Virou Moda.
A liga nacional do "Chi-Chi-Chi-Le-Le-Le" tinha como atual campeão a Universidad Católica de Sílvio Fonseca, que tentava o bicampeonato, mas Los Cruzados não conseguiram defender o título com sucesso. Isso porque o Colo-Colo de Fabrício Machado atropelou todos os adversários e foi campeão invicto, tendo agora 5 títulos nacionais e sendo o maior campeão chileno na AUFM.
O vice-título ficou com o Cobreloa de Ralph Solera, que fez boa campanha mas acabou perdendo de goleada justamente a partida que decidiu a disputa, contra o Colo-Colo. Ainda assim o time laranja saiu satisfeito com o desempenho no certame.
O pódio foi completado pela Universidad de Chile de José Marques, a surpresa da competição - pois o time foi fechado às pressas para a disputa do torneio, já que só em cima da hora um patrocinador conseguiu permitir a contratação de jogadores de qualidade.
Esse foi o 30º título de Fabrício na AUFM, uma marca importante e coroada pela campanha espetacular no Chilenão 2025.
0 Comentários